Venho por meio desta, com o propósito de fazer algumas observações sobre o "Kósmo" e discutir um pouco sobre a "Sophía" de vosso tempo, comparando o todo com o meu tempo.
"Um homem vale mais que 10 mil, se for o melhor", brilhante observação caro mestre. Não só compreendo como concordo inteiramente com vossas sábias palavras! Sem dúvida alguma, 1 homem desperto vale mais que 10 mil sonâmbulos. "Tudo muda", será mesmo caro mestre?! De fato muita coisa mudou ao longo desses 2400 anos, -o senhor iria gostar de algumas invenções da Humanidade,- no entanto, ainda existe uma enorme e assustadora quantidade de pessoas que dormem, pessoas incapazes de compreender que "tudo é um". Sobre o "Lógos", não há esperança, tempo ou Oráculo piedoso que explique com clareza aos que dormem. Com todo respeito, não adianta defender a Humanidade dizendo máximas como: "a guerra é o pai das coisas", ou "a justiça é a discórdia, e tudo ocorre conforme a discórdia e a necessidade", não há o que ser dito...
Sei que sou mulher, e que para muitos gregos possuo carater duvidoso por ser mulher, - aliás muitos subestimaram a capacidade intelectual da mulher por puro preconceito!- mas, tenho que ressaltar o fato de haver tantos homens que não enxergam nada com a mesma clareza. E nem sou sou oráculo protegida de Apolo. Entendo que a a chama do fogo eterno tudo mensura e tudo transforma. Entendo que a desarmonia vive em uma harmonia oculta, e que o "Káos" se faz mesmo necessário. Mas... sabe como é, eu vejo e ouço tantos absurdos neste mundo que ás vezes dá vontade de sair incendiando tudo pela minha frente. Até mesmo o sr. se inspiraria em Nero se conhecesse mundo hoje em dia. Mas não posso, seria condenada na mesma hora: não disponho de recursos para pagar um bom Sofista, se é que o sr me entende. Nem todo filósofo Contemporâneo é Aristocrata como o sr, não sei se sabe.
Sei que o sr pensa sobre os pitagóricos, mesmo assim confesso estar recorrendo ao "Silêncio dos 5 anos". Jurei a mim mesma não perder mais tempo falando com os que dormem. Creio que o senhor entenda meus motivos: é inútil, um desgaste que resulta em nada. Aqui, as pessoas deixam de se informar sobre a Política, para falar de esporte- em especial, o futebol. Os próprios representantes de Estado pouco fazem, só discutem sobre o Futebol e a Copa do mundo.
Quando o assunto é pessoa ou melhor,"personas" - o que me remete ao companheiro Rousseau -estou caindo em um ceticismo radical: Só Pirro Salva! Desculpe-me, pelo menos estou sendo sincera! Aliás, mande minhas recomendações e pesares ao sr Epicuro, um homem excepcional!
Mas enfim, do jeito que andam as coisas me vejo seguindo o passo de um tal de Diógenes, o Cínico, seguindo o silêncio absoluto dos pitagóricos. O que o sr. me aconselha?
Att: Samantha F. Santos



